Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Marcas e publicidade usam astrologia como tema

Publicada em: 01/02/2026 02:14 -

Starbucks, Nestlé e Hurb trazem referências astrológicas em campanhas para aumentar a identificação com o público

A astrologia se tornou pop. Se antes esse campo do saber era restrito àqueles que buscavam autoconhecimento, agora vem ultrapassando barreiras e chegando a diferentes meios, inclusive o publicitário. Empresas e marcas de diferentes setores descobriram que o uso de referências astrológicas em campanhas publicitárias pode ser uma forma de se conectar com outros públicos, especialmente o mais jovem.

Starbucks, Nestlé e Hurb são algumas das marcas que já utilizaram a astrologia como tema central de campanhas, provocando sentimento de pertencimento no público que usa os produtos e acompanha os movimentos astrológicos do mapa astral.

A publicidade sempre foi uma área da comunicação que explorou temas em alta e nichos para gerar pertencimento com o público. Diferentes pesquisas apontam que a estratégia tende a ser bem-sucedida.

 

Relatório da Harvard Business Review de 2021 mostra que marcas com comunidades ativas têm aumento de até 66% no engajamento e na fidelidade de clientes. O público que consome conteúdos astrológicos costuma se interessar por temas gerais, como uma publicidade que envolva o tema, até os mais específicos, como conteúdo que explique o que é sinastria amorosa, por exemplo.

O estudo “Astromarketing: A transformação da astrologia e suas apropriações pelo marketing na era digital”, desenvolvido pela pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, Paula Ubaldino, mostra que a astrologia vem despertando interesse dos públicos consumidores ao longo dos anos, permanecendo no imaginário coletivo como um tipo de conteúdo mágico e de entretenimento, para em seguida se transformar e evoluir em uma forma de serviço.

A pesquisa destaca que muitos meios de comunicação, incluindo a publicidade, utilizam o tema como caminho para gerar interesse e criar públicos engajados em suas marcas. Nos últimos anos, nomes como Starbucks, Nestlé e Hurb beberam dessa fonte e produziram campanhas relacionadas aos astros e aos signos do zodíaco.

Starbucks

A empresa mergulhou no universo astrológico em uma ação em parceria com um aplicativo nos Estados Unidos. Na campanha, os clientes podiam escolher bebidas sugeridas com base em seus signos solares e receber indicações de drinks que mais combinavam com seus perfis astrológicos.

Opções como Iced Matcha, Passion Tango Tea Lemonade, Strawberry Crème Frappuccino e Vanilla Sweet Cream Nitro Cold Brew foram relacionadas a diferentes signos, explorando traços de personalidade esperados ou estereotipados.

De acordo com a própria empresa, a campanha foi um sucesso, com aumento nas vendas e crescimento de 30% nas interações promocionais em aplicativo.

Segundo a astróloga da escola Astrologia Luz e Sombra, Cláudia Lisboa, o signo solar é o mais conhecido pelas pessoas e pode ser descoberto apenas com a data de nascimento. A profissional, que oferece conteúdos educativos em seu blog e dá aulas para quem quer fazer curso de astrologia, explica que “entender como o Sol atua em nosso mapa astral é importante para buscarmos atividades que nutram a energia do nosso signo solar”.

Nestlé

Em 2021, a marca lançou a plataforma ChocoAstral para se comunicar com a geração Z, oferecendo conteúdo, promoções e receitas de chocolate baseadas em signos astrológicos.

A ideia da ação era que o público entrasse na plataforma e a utilizasse como um oráculo que orienta decisões, disponibiliza previsões astrológicas, traz autoconhecimento e alivia o estresse. O ponto curioso é que todas as vezes que o usuário recebesse previsões que não fossem exatamente favoráveis, ele poderia recorrer a um dos chocolates da marca.

A proposta da Nestlé era unir astrologia e chocolate, mostrando os produtos como um mecanismo simbólico para aliviar a ansiedade e deixar os dias mais doces.

Hurb

A empresa criou uma campanha chamada “Destinos astrológicos” em 2023, que unia pacotes turísticos ao zodíaco. Na ação, cada signo tinha uma sugestão de destino que espelhava as características dele e de seu elemento: ar, fogo, terra e água.

De acordo com Cláudia Lisboa, os 12 signos do zodíaco estão subdivididos nesses quatro elementos, que falam sobre temperamento, valores e forma de viver. Dessa forma, o fogo é intenso, a terra é firme, o ar é variável, e a água é adaptável.

A ideia central da campanha lançada pela Hurb era oferecer aos usuários uma forma divertida e personalizada de escolher seu próximo destino de viagem, combinando a astrologia com a experiência turística.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...
RELACIONADOS