A 12ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo apontou alta de 1,8% no volume de vendas do setor de tecidos, vestuários e calçados, na comparação anual. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do FED (Federal Reserve Board), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.

Entre os seis segmentos analisados, o relatório indicou que, além de tecidos, vestuários e calçados, outros dois registraram um aumento anual significativo, com o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo liderando as estatísticas, com uma alta de 2,2%, seguido por artigos farmacêuticos (0,7%). Os outros três que registraram queda foram os de móveis e eletrodomésticos (2,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%) e materiais de construção (0,9%).