O setor supermercadista é um dos que mais movimenta a economia e
gera empregos no país. Segundo o Ranking ABRAS 2023, elaborado pela Associação
Brasileira de Supermercados em parceria com a NielsenIQ, o setor alcançou em
2022 a marca de R$695,7 bilhões em faturamento, com a
operação de mais de 94 mil estabelecimentos. O resultado posicionou o varejo
alimentar como responsável por 7% do PIB brasileiro. E os números parciais
mostram uma alta de 2,5% para o setor em 2023.
Com
boas perspectivas para o próximo ano, a tendência é de que o supermercadista
siga prosperando, por meio de operações mais inteligentes e eficientes. Alguns
temas não podem deixar de estar no planejamento para o curto, médio ou longo
prazo. Fique de olho:
Precificação
inteligente
Um dos desafios dos supermercadistas é a definição de preço dos produtos, de
forma a garantir margem de lucro, competitividade e ainda se manter atraente
para o consumidor. Hoje, existem tecnologias que contam com algoritmos
treinados por machine learning e inteligência artificial, que conseguem
analisar uma grande quantidade de dados proprietários e de mercado, e
possibilitam que o varejista defina de forma mais inteligente os preços dos
produtos. Outra vantagem é a avaliação de custos e concorrência, gerando preços
dinâmicos com base em simulações a partir de cenários personalizados.
IA na fidelização de
clientes
E como a inteligência artificial também é o assunto do momento no setor, outra
aplicação que ela pode ter é na desafiadora fidelização dos clientes. A IA pode
ser integrada ao CRM (Customer Relationship Management), permitindo a
identificação de padrões de consumo, possibilitando a personalização de ofertas
e promoções. Esse cuidado possibilita melhores experiências para os clientes e
ajuda na construção de um relacionamento mais profundo com o consumidor, que é
assistido pela personalização no atendimento.
Outra
possibilidade de implementação da IA é no atendimento virtual aos clientes.
Hoje, as respostas geradas pela inteligência artificial nos chatbots estão cada
vez mais rápidas e mais pessoais, se aproximando de um contato humano. Essa
eficiência também é importante para a fidelização do cliente.
Previsões com big data
A alta competitividade do setor faz com que os supermercadistas precisem inovar
para sair na frente da concorrência. Para isso, ferramentas de big data podem
ser implementadas na análise dos dados, sendo capaz de gerar insights, prever
tendências e antecipar demandas. Esses tópicos são fundamentais para tomadas de
decisões estratégicas, que beneficiem o negócio e a eficiência da operação como
um todo.
Operação eficiente
Soluções especializadas para o chão de loja são um tema importante para ficar
de olho, pois são ferramentas importantes para ajudar o supermercadista a
garantir a execução da estratégia que foi determinada. Nesse cenário, a
tecnologia pode ser de fato o meio que garante que aquilo que foi definido está
realmente em execução.
Um
exemplo é a reposição e auditoria das gôndolas. Este é um processo que demanda
tempo e bastante atenção dos colaboradores, dado que a inconsistência e
divergência entre preços sinalizados e cadastrados no sistema podem ser um
ponto de atrito na jornada do consumidor, por fim, precisam ser cobertos pelo
varejista.
Nesse
sentido, a realidade aumentada (RA) é uma ferramenta poderosa para aprimorar a
auditoria das gôndolas. A RA permite o escaneamento dos produtos por meio de
smartphones para identificar erros e etiquetas antigas, isso aprimora a gestão
de preços e proporciona respostas ágeis para eventuais divergências.
Autoatendimento
Os consumidores buscam por praticidade e conveniência, portanto qualquer
iniciativa que vise otimizar o tempo do cliente dentro da loja e proporcionar
uma experiência facilitada é válida. Uma inovação que já tem chamado muito a atenção
do setor e trazido bons resultados são ferramentas de autoatendimento. Sejam
tótens de self checkout ou mesmo os carrinhos inteligentes, esses mecanismos
contribuem para tornar a jornada de compra mais fluida e livre de atritos e
tudo isso, claro, ajuda na fidelização do cliente.
Trazendo
dados para ilustrar o cenário de crescimento, houve um aumento de 42% de
equipamentos e softwares da TOTVS instalados de janeiro a julho de 2023, em
comparação com janeiro a dezembro de 2022. Ou seja, uma tendência que só cresce
e que realmente não vai voltar atrás.
ESG
A agenda ESG é uma pauta que também chegou aos supermercados. Quando falamos
sobre consumo, há muitas ações que podem ser tomadas para ampliar o impacto
positivo no ecossistema. A adoção de práticas ecológicas, como a diminuição do
consumo de papel, estímulo à redução de sacos plásticos, reciclagem, entre
outras, demonstram o compromisso do varejista com a sustentabilidade e atraem
clientes que levam esses critérios em consideração na hora de fazer suas
compras.
Dados
da ABRAS mostram que, apenas de janeiro a setembro de 2023, foram abertas 482
lojas no setor supermercadista. Desse número, 228 são novos estabelecimentos,
sendo 137 supermercados e 91 atacarejos. Com um panorama de aumento da
competitividade do segmento, é mandatório se manter atualizado e atento às
inovações e tendências que pautam o setor. Isso é a chave para garantir
operações cada vez mais rápidas, inteligentes, rentáveis e seguras, respaldadas
em dados, tecnologia e um trabalho eficiente.