O setor supermercadista é um dos que mais movimenta a economia e gera empregos no país. Segundo o Ranking ABRAS 2023, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a NielsenIQ, o setor alcançou em 2022 a marca de R695,7 bilhões em faturamento, com a operação de mais de 94 mil estabelecimentos. O resultado posicionou o varejo alimentar como responsável por 7% do PIB brasileiro. E os números parciais mostram uma alta de 2,5% para o setor em 2023.

Com boas perspectivas para o próximo ano, a tendência é de que o supermercadista siga prosperando, por meio de operações mais inteligentes e eficientes. Alguns temas não podem deixar de estar no planejamento para o curto, médio ou longo prazo. Fique de olho:

Precificação inteligente
Um dos desafios dos supermercadistas é a definição de preço dos produtos, de forma a garantir margem de lucro, competitividade e ainda se manter atraente para o consumidor. Hoje, existem tecnologias que contam com algoritmos treinados por machine learning e inteligência artificial, que conseguem analisar uma grande quantidade de dados proprietários e de mercado, e possibilitam que o varejista defina de forma mais inteligente os preços dos produtos. Outra vantagem é a avaliação de custos e concorrência, gerando preços dinâmicos com base em simulações a partir de cenários personalizados.

IA na fidelização de clientes
E como a inteligência artificial também é o assunto do momento no setor, outra aplicação que ela pode ter é na desafiadora fidelização dos clientes. A IA pode ser integrada ao CRM (Customer Relationship Management), permitindo a identificação de padrões de consumo, possibilitando a personalização de ofertas e promoções. Esse cuidado possibilita melhores experiências para os clientes e ajuda na construção de um relacionamento mais profundo com o consumidor, que é assistido pela personalização no atendimento.

Outra possibilidade de implementação da IA é no atendimento virtual aos clientes. Hoje, as respostas geradas pela inteligência artificial nos chatbots estão cada vez mais rápidas e mais pessoais, se aproximando de um contato humano. Essa eficiência também é importante para a fidelização do cliente.

Previsões com big data
A alta competitividade do setor faz com que os supermercadistas precisem inovar para sair na frente da concorrência. Para isso, ferramentas de big data podem ser implementadas na análise dos dados, sendo capaz de gerar insights, prever tendências e antecipar demandas. Esses tópicos são fundamentais para tomadas de decisões estratégicas, que beneficiem o negócio e a eficiência da operação como um todo.

Operação eficiente
Soluções especializadas para o chão de loja são um tema importante para ficar de olho, pois são ferramentas importantes para ajudar o supermercadista a garantir a execução da estratégia que foi determinada. Nesse cenário, a tecnologia pode ser de fato o meio que garante que aquilo que foi definido está realmente em execução.

Um exemplo é a reposição e auditoria das gôndolas. Este é um processo que demanda tempo e bastante atenção dos colaboradores, dado que a inconsistência e divergência entre preços sinalizados e cadastrados no sistema podem ser um ponto de atrito na jornada do consumidor, por fim, precisam ser cobertos pelo varejista.

Nesse sentido, a realidade aumentada (RA) é uma ferramenta poderosa para aprimorar a auditoria das gôndolas. A RA permite o escaneamento dos produtos por meio de smartphones para identificar erros e etiquetas antigas, isso aprimora a gestão de preços e proporciona respostas ágeis para eventuais divergências.

Autoatendimento
Os consumidores buscam por praticidade e conveniência, portanto qualquer iniciativa que vise otimizar o tempo do cliente dentro da loja e proporcionar uma experiência facilitada é válida. Uma inovação que já tem chamado muito a atenção do setor e trazido bons resultados são ferramentas de autoatendimento. Sejam tótens de self checkout ou mesmo os carrinhos inteligentes, esses mecanismos contribuem para tornar a jornada de compra mais fluida e livre de atritos e tudo isso, claro, ajuda na fidelização do cliente.

Trazendo dados para ilustrar o cenário de crescimento, houve um aumento de 42% de equipamentos e softwares da TOTVS instalados de janeiro a julho de 2023, em comparação com janeiro a dezembro de 2022. Ou seja, uma tendência que só cresce e que realmente não vai voltar atrás.

ESG
A agenda ESG é uma pauta que também chegou aos supermercados. Quando falamos sobre consumo, há muitas ações que podem ser tomadas para ampliar o impacto positivo no ecossistema. A adoção de práticas ecológicas, como a diminuição do consumo de papel, estímulo à redução de sacos plásticos, reciclagem, entre outras, demonstram o compromisso do varejista com a sustentabilidade e atraem clientes que levam esses critérios em consideração na hora de fazer suas compras.

Dados da ABRAS mostram que, apenas de janeiro a setembro de 2023, foram abertas 482 lojas no setor supermercadista. Desse número, 228 são novos estabelecimentos, sendo 137 supermercados e 91 atacarejos. Com um panorama de aumento da competitividade do segmento, é mandatório se manter atualizado e atento às inovações e tendências que pautam o setor. Isso é a chave para garantir operações cada vez mais rápidas, inteligentes, rentáveis e seguras, respaldadas em dados, tecnologia e um trabalho eficiente.